segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

PORTELA

Uma das mais antigas escolas do Rio de Janeiro, a Portela nasceu no bairro de Madureira, a partir do bloco Vai Como Pode. É uma das escolas que participaram do primeiro desfile oficial do Rio. A Portela é também a única escola a ter participado de todos os desfiles desde então e acumula o maior número de títulos (21).

A PORTELA foi a campeã do primeiro desfile oficial do carnaval carioca, no ano de 1935. E nesse ano, trouxe para a avenida um rústico globo terrestre idealizado por Antônio Caetano, introduzindo, assim, as alegorias nos desfiles das escolas de samba.

Foi a escola que introduziu nos desfiles a Comissão de Frente e, foi também a primeira escola a trazer uma comissão de frente uniformizada, por iniciativa de "Candeia Velho", nome pelo qual ficou conhecido o antigo portelense Antônio Candeia após o sucesso do filho com o mesmo nome.

Foi a primeira escola a usar cordas para organizar os desfiles. Inúmeros portelenses, hoje bastante consagrados, deram seus primeiros passos no mundo do samba segurando essas famosas cordas.

Em 2008, a escola ficou em 4º lugar no Carnaval carioca. No ano seguinte, 2009, a Portela ficou em 3º lugar, apenas um décimo atrás da segunda colocada, Beija-Flor. Abordando a violência do Rio, a escola ficou com o 8º lugar em 2010 com o enredo "Derrubando Fronteiras, Conquistando a Liberdade… Um Rio de Paz em Estado de Graça!".

Sem comentários:

Enviar um comentário