sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Carnaval Cidade De Lordelo


O Grupo de Dança Cinco Cantos do Brasil agradece o convite para desfilar no dia 7 de Fevereiro no “Carnaval de Lordelo-Paredes “
Agradecemos esse convite e desde já convidamos para este evento único que é levar a alegria e boa disposição para todos.
Agradecemos a organização A2L - Associação Lordelo Lazer
https://www.facebook.com/lordelolazer/?fref=ts

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

O Xaxado é uma dança típica nordestina

O Xaxado é uma dança típica nordestina, sua origem foi ligada diretamente ao Cangaço especificamente por Lampião e seus companheiros por volta dos anos vinte, Lampião antes de ter seu próprio bando, ele foi "recruta" do bando de Senhor Pereira, e nesses anos que ele foi recruta, talvez ele tenha aprendido o melhor da sua arte de cangaceiro, e logo depois a partir de vinte e dois, quando Senhor Pereira deixa o Sertão e vai embora para Goiás, Lampião assume o comando do bando, passa a ter seu próprio bando, passando de um "simples recruta" a comandante do grupo. No inicio denominava-se Xaxado apenas a música que era usada como fundo para a dança pisada, há uma diferença entre Xaxado que é a música e a pisada que é a dança. O Xaxado servia para que sobre ele se dançasse um tipo de coreografia que era chamada de pisada, sendo duas coisas distintas que com o passar dos anos, pela cabeça do povo se resolveu pela mistura de uma coisa com a outra e hoje se diz: " Eu vou dançar o Xaxado!", já não se diz: "Eu vou dançar a pisada!". A expressão Xaxado surgiu vem de uma atividade do sertanejo, que é xaxar a bagem do feijão depois de retirada (colhida) na roça, que é feito com um pau batendo o feijão, para retirar da bagem o caroço, chamado assim xaxar"vamos xaxar o feijão!".

Deixo aqui o meu desabafo sobre a “Cultura Popular Brasileira”

Porto,14 de Janeiro de 2016
Deixo aqui o meu desabafo sobre a “Cultura Popular Brasileira”
Sou a Joana, não tenho nenhum doutorado ou qualquer curso superior  e sou formada na faculdade da vida, desde que vim morar em Portugal, vejo como é pobre a divulgação da nossa cultura popular, que mais de 60% do povo Brasileiro que estão a morar em Portugal não conhecem e nem ouviram falar da cultura popular brasileira dos diversos estados, não estou a falar de danças atuais, estou a falar da cultura de raiz, danças, como o Xaxado, o frevo, o carimbó, o coco e a chula e  catira, ou dos nossos grandes escritores como Cecília Meireles, Ariano Assuasuna, Monteiro Lobato, os nossos pintores Cândido Portinari, Carimbé, Heitor dos Prazeres,Manuel de Araújo,ou a nossa literatura popular brasileira, Literatura de Cordel. Sempre trabalhei com jovens e adolescentes e sempre tive este propósito de trabalhar com jovens brasileiros e luso-brasileiros ou para qualquer pessoa que queira conhecer e viver a cultura popular brasileira. Quando comecei com o projeto Cinco Cantos do Brasil no papel e depois pôr em prática, tive a certeza que não seria fácil, planeei e corri atrás de apoio das identidades que representam o Brasil aqui em Portugal, não tivemos nenhum apoio para lançar o projeto e nenhum apoio de empresas brasileiras, mas as pessoas que nem imaginávamos nos puderam ajudar e graças ao apoio da direção da batucada radical em nos cede o espaço para os ensaios e da nossa professora de dança que doa o trabalho voluntário e das pessoas que doaram tecidos para fazermos as roupas do grupo de dança.Estamos precisando de vários apoios e precisamos de você. Seja padrinho do Projeto Cultural Cinco Cantos do Brasil, não recebemos doações em espécie, estamos precisando de vários itens, ligue para o número 915495520 ou para o e-mail cincocantosdobrasil@gmail.com, queremos mais do que mostrar para Portugal e toda Europa que temos 27 estados e que cada estado tem as suas raízes e características próprias.
Facebook 
Blog 
A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Coordenadora 
Joana Santos

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dança das mulheres Kuikuro




A dança Matipu é a expressão por excelência de sua cosmologia e de seu jeito de ser, aparecendo no contexto cerimonial. Durante os rituais, pode-se dançar como se fosse um pássaro, ou imitar uma luta com outros povos, ou, ainda, agradar o espírito causador de uma doença. Em todos os casos essa mímese efetuada pela dança provoca transformações tanto na pessoa como na sociedade. É por isto que a dança aparece como parte integrante e indispensável da educação da pessoa Matipu. (informações sobre os rituais do Alto Xingu estão na página Parque Indígena do Xingu)

Esse grupo apresenta uma certa gravidade no seu jeito de dançar. Para eles, é um tema importante ser ou não ser convidado para participar de um ritual numa aldeia vizinha, já que isso implica em relações de poder e, ao mesmo tempo, de afinidade, amizade, sedução, rivalidade. Por isto tomam muito tempo na produção, no treino e no embelezamento dos corpos e mentes que serão exibidos nas festas.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Hoje dia 1 de Janeiro de 2016 faz um ano que o Projeto Cinco Cantos do Brasil é uma realidade



Hoje dia 1 de Janeiro de 2016 faz um ano que o Projeto Cinco Cantos do Brasil é uma realidade bem-sucedida, é uma semente que continua germinando e a dar frutos. Queremos agradecer ás pessoas que acreditaram e continuam a acreditar em nós, neste projeto , que tem como objetivo divulgar a cultura brasileira, aos jovens brasileiros residentes neste país á beira-mar plantado e a todos os jovens em geral portugueses ou luso descendentes, temos a certeza que o ano de 2016 vamos colher bons frutos e o projeto vai dar um grande salto.
Nosso agradecimento especial á Direção da Batucada Radical , á nossa professora Aide Queiróz e todos alunos do grupo de dança! é uma realidade bem-sucedida, é uma semente que continua germinando e a dar frutos. Queremos agradecer ás pessoas que acreditaram e continuam a acreditar em nós, neste projeto , que tem como objetivo divulgar a cultura brasileira, aos jovens brasileiros residentes neste país á beira-mar plantado e a todos os jovens em geral portugueses ou luso descendentes, temos a certeza que o ano de 2016 vamos colher bons frutos e o projeto vai dar um grande salto.
Nosso agradecimento especial á Direção da Batucada Radical , á nossa professora Aide Queiróz e todos alunos do grupo de dança!