“Os quitutes da Marina fizeram as delícias de quem a conheceu…A deliciosa feijoada brasileira foi o prato de eleição. Para sobremesa, o difícil era escolher entre tantas opções: bolo de milho, bolo de mandioca, bolo de batata-doce, cocada, cocada-puxa, quindim, lelê…
Paradoxalmente, um “pecado” que confortava o corpo e a alma!
Quem provou ficou sempre com “gostinho de quero mais” (o tempero da baiana - wordpress)
É impossível pensar num evento gastronómico sem o “tempero da baiana”…
Numa singela homenagem à Marina e a tudo o que ela representa, convidamos você que gosta de cozinhar a participar da nossa Mostra Gastronómica “O Tempero da Baiana”, cujo objetivo é promover a gastronomia brasileira. Pretendemos que sejam criados e recriados pratos típicos ligados à Bahia, permitindo preservar os sabores e as memórias.
No próximo dia 5 de Setembro, a partir das 15 horas, no Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, esperamos poder proporcionar momentos de convívio, onde os presentes poderão admirar e saborear as qualidades culinárias dos participantes.
Gosta de criar algo novo?
Tem uma habilidade especial na cozinha ou pelo menos gosta muito de cozinhar ou é do tipo dotada na cozinha, que adora experimentar novas receitas?
Regras Essenciais
O design do prato; Sabor. Beleza. Textura. Diferencial.
Tudo isto vai contar no sabor do prato. A beleza requer o cuidado e a estrutura visual da arrumação do alimento; a textura envolve o ponto certo do alimento, se passou do ponto ou não, se há fibras ou não no alimento, se é macio ou não; o sabor resume o prato em doce, salgado, amargo...
Já o diferencial é quando existe aquele algo a mais…
Cada participante deverá trazer o seu prato já confecionado, e uma pequena porção dividida em três partes para a apreciação do Júri. Poderá também trazer uma quantidade de produtos, para colocar à venda ao público presente na mostra, independentemente do prato que vai a concurso.
Criatividade
A boa criatividade sempre conta nessas horas, use a imaginação, lembre-se que com os alimentos dá para fazer muitas ornamentações, por isso não se acanhe. Arrisque-se a mudar a cara do prato tradicional, deixando-o formoso aos olhos e apetitoso ao paladar.
O prato que vier a merecer uma apreciação positiva por parte dos jurados, será equivalente ao 1º lugar da Mostra, e por isso receberá um prémio (criação de Cacilda Espíndola); o 2º e 3ºs lugares receberão diplomas de menção honrosa e todos os demais participantes recebem certificados de participação.
As regras da mostra, e condições para a inscrição serão enviadas por e-mail.